O "princípio do fim": Você realmente conhece as diferenças entre Graduações?

Fala Galera Tech!

O mundo universitário nos reservas diversas surpresas. O leque é imenso! Ao pensar em fazer um curso superior, algumas informações são cruciais para esclarecer dúvidas e nortear caminhos. Com isso, vamos juntos, sempre levantando questões e tirando dúvidas. E iniciando com a primeira pergunta:


Ao sem pensar em curso Superior em Sergipe temos 3 caminhos: UFS, Privadas e IFS


  • UFS: Universidade Federal de Sergipe (Universidade Pública)



  • Privadas (Sem trocadilhos ou duplo sentidos...): Universidade pagas/privadas ou Faculdade. O que difere uma da outra? Quantidade de Cursos, abrangência de áreas de conhecimento, foco acadêmico, espaço e titulações. Antes de tudo, qualquer Instituição de ensino Superior é uma Faculdade, a partir daí, critérios (Citados acima), objetivos e expansão, tudo determinado pelo MEC, definem a nomenclatura e a dimensão da Instituição. Ex: UNIT, FASE, PIO X, FANESE...

  • IFS: Instituto Federal de Sergipe. Tem como foco principal cursos técnicos, contudo abriu seu leque para o ensino superior, sendo assim caracterizado como Faculdade, ofertando cursos determinados por localização e áreas e se aproximando da UFS, pela gratuidade.

A decisão por fazer um curso superior não se limita apenas a um canudo e a vantagem de ter direito a sela especial (É sempre bom lembrar...). Você define com isso a jornada que irá fazer pelo resto de sua vida. Mais precisamente um dos caminhos para sua independência financeira, intelectual e social, através de um oficio que poderá ser prático ou teórico. O que isso significa?  

Vamos por parte: Tecnológico X Bacharelado X Licenciatura - Você sabe a diferença?

  • Tecnológico: Curso de média duração, geralmente a metade de um curso Superior. Voltado, por assim dizer, a parte prática da coisa. Óbvio que poderão haver matérias teóricas, contudo apenas para apresentação de determinado grupo de disciplinas. No geral é mão na massa e o foco é sem dúvida o mercado de trabalho.
  • Bacharelado: Asim como a licenciatura, são os cursos superiores longos, completos. "Ah, isso que dizer que para efeito de diploma, concurso, mercado, o tecnológico não vale?" Vale. A diferença aqui é a dimensão e o foco. Cursos de Bacharelado são mais completos e não focam apenas na prática, mas na formação intelectual, científica e teórica do aluno. Ou seja, um leque maior de disciplinas e a opção por você definir sua linha de conhecimento através de obrigatórias, optativas e eletivas. Aqui sua formação se expande. No Bacharelado você tem a opção de trabalhar diretamente e se preferir posteriormente seguir carreira acadêmica, pois tem base para tal. 
  • Licenciatura: O irmão quase gêmeo do Bacharelado, qual a diferença? O foco. Enquanto um dse direciona para a prática e mercado de trabalho externo, a Licenciatura, foca no ensino. Possuem matérias semelhantes e algumas direcionadas ao seu foco. Ou seja, no domínio do conteúdo para que você se torne um especialista no assunto e venha a lecionar para novos estudantes. Geralmente além de exercer a profissão, o estudante tende a continuar os estudos partindo para Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado. Permanecendo dentro de Universidade, Faculdade, Institutos Federais...
Obs: Em todos os tipos citados acima, o diploma tem valor de nível superior. E mais, todos permitem a sequencia de pós graduação para o mercado de trabalho e claro, para a prática do ensino.

Partir para o ensino superior é uma evolução. Se antes era um divisor de águas completo, hoje é o ponto de partida para voos maiores. Tudo começa por aqui. Escolher bem o tipo de graduação e o local a ser cursado, tem tanto peso para seu futuro currículo e sua rotina de trabalho, quanto a dedicação que será dada dia a dia, durante toda sua jornada "universitária". 

Até logo e aguarde os próximos posts!   








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACM - ACM-W